Novas exposições na Casa da Arquitectura em Matosinhos

foto: cm-matosinhos.pt

A partir de hoje a Casa da Arquitectura em Matosinhos apresenta duas novas exposições dedicadas a Paulo Mendes da Rocha, num fim de semana que incluirá muita festa.

O programa dedicado à obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Na Nave Expositiva será inaugurada “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman, consultadoria científica de Catherine Otondo e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. A mostra abrange sete décadas de percurso profissional do Pritzker brasileiro e organiza-se em torno de 12 obras nucleares.

Na Galeria da Casa, será apresentada uma visão do arquiteto brasileiro para além do seu percurso profissional. “Paulo Mendes da Rocha: Para além do Desenho” pretende dar a conhecer o pensamento por detrás da obra que realizou. Com curadoria de Marta Moreira e Rui Furtado, a mostra conta com projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon.

As portas abrem às 20h00 com o espetáculo “Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses”, que estreou na Casa da Arquitectura em abril de 2019 no âmbito do Programa Paralelo da Exposição “Infinito Vão – 90 Anos de Arquitectura Brasileira”.

O concerto junta a Orquestra Jazz de Matosinhos, dirigida por Pedro Guedes, com a curadoria do conceituado musicólogo brasileiro, Zuza Homem de Mello figura maior do jazz no Brasil, musicólogo, jornalista, radialista e produtor musical e figura central desta programação, falecido em outubro de 2020. Zuza Homem de Mello, a quem prestamos um saudoso tributo, escolheu cinco diferentes arranjadores de ponta para escreverem arranjos específicos para doze temas brasileiros. A entrada é livre.

No sábado, dia 27, o destaque vai para a pré-apresentação do catálogo da exposição “Geografias Construídas”, pelos curadores Jean-Louis Cohen, Vanessa Grossman e o colunista Angelo Bucci.

Segue-se uma Conversa dedicada ao tema “Universal e Local na obra de Paulo Mendes da Rocha”, que junta André Corrêa do Lago, Guilherme Wisnik, Sandra Barclay e Solano Benítez sob a moderação de Catherine Otondo e Nuno Sampaio.

O dia termina com a Festa “Samba na Casa” que terá acesso pago, mas gratuito ao público da Conversa.

A manhã de domingo oferece oportunidades únicas para conhecer as exposições com orientação dos respetivos curadores, a partir das 11h00.

O serviço Educativo da Casa da Arquitectura criou e disponibiliza oficinas dedicadas a crianças e famílias no sábado e domingo. As celebrações terminam no domingo às 15h00 com uma Roda de Capoeira.

A entrada nos eventos é livre, à exceção da Festa “Samba na Casa”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter