Conselhos Municipais de Juventude reunidos em Matosinhos

Foto CM Matosinhos

 

O 1.º Encontro Intermunicipal assinalou o Dia Nacional da Juventude em Matosinhos.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos recebeu, no dia 28, o 1.º Encontro Intermunicipal de Conselhos Municipais de Juventude, com a presença das Comissões Permanentes e Eventuais dos Conselhos Municipais de Juventude dos municípios do Porto, Gaia e Vila do Conde.

O vice-presidente e responsável pela área da participação cívica e juventude da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, associou-se a esta iniciativa que teve como objetivo promover a articulação, partilha de experiências e boas práticas, bem como o debate de estratégias de cooperação entre os municípios convidados para a criação de uma rede de trabalho a nível intermunicipal.

O encontro promoveu a reflexão em torno da necessidade de os Conselhos Municipais de Juventude assumirem um compromisso na auscultação e na promoção de uma participação ativa dos jovens, através de uma desburocratização do órgão. Por outro lado, foi realçada a importância de serem descentralizadas as reuniões para os territórios das respetivas associações de juventude.

Comunicar na “linguagem dos jovens”, indo ao encontro destes através dos meios que mais usam, designadamente as plataformas digitais e sociais, a criação de modelos informais de trabalho, como as comissões permanentes e as comissões eventuais que permitam incluir também jovens não-organizados que se identifiquem com as premissas do Conselho Municipal de Juventude foram mais algumas das ideias-chave lançadas durante esta primeira parte do encontro.

Na segunda parte da sessão, os membros dos Conselhos Municipais de Juventude dos quatro municípios debateram possíveis formas de cooperação e procederam à definição de áreas estratégicas de trabalho do interesse dos jovens como o desporto, o combate às alterações climáticas, a igualdade de género e a violência nas suas várias formas.

Ao longo do debate foi reconhecida por todos a importância de uma colaboração permanente, tendo sido lançado pelo vice-presidente da autarquia aos Conselhos Municipais de Juventude convidados o desafio para a criação de uma Comissão Intermunicipal de Juventude.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter