Investigadores do Porto com projeto de inovação que facilitará trabalho da comunidade científica

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) lideram um projeto europeu que, combinando comunicações rádio com visão computacional, visa desenvolver um conjunto de ferramentas rumo à sexta geração (6G) de comunicações móveis.

Em comunicado, o instituto do Porto refere que o projeto, intitulado CONVERGE e financiado em nove milhões de euros pela Comissão Europeia, pretende desenvolver um conjunto de ferramentas “inovadoras” para apoiar as infraestruturas de investigação.

Essas ferramentas vão ser desenvolvidas através da “intersecção das comunicações sem fios, visão computacional, sensorização e ‘machine learning'”.

O investigador Luís Pessoa, citado no comunicado, explica que o objetivo é “desenvolver um conjunto de ferramentas para infraestruturas de investigação que impulsionem a criação de uma nova área de investigação alinhada com o paradigma ver-para-comunicar e comunicar-para-ver”.

Nos próximos três anos, os investigadores vão combinar dados gerados por sistemas de comunicações radiofrequência e câmaras de vídeo para “obter novos conjuntos de dados – ‘datasets’ – que serão disponibilizados de forma aberta à comunidade científica, promovendo a criação de novo conhecimento e novas descobertas”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter