Programa “Confiança Porto” pretende valorizar percursos pedestres

Foto ©Filipa Brito/CM Porto

A Câmara do Porto alargou o âmbito do programa municipal de reconhecimento “Confiança Porto”, inicialmente destinado ao alojamento turístico, e que passa a abranger os passeios turísticos pedestres. O objetivo é contribuir para que quem visita a cidade veja “mais Porto.”

Numa tarde de sol, a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, lançou o desafio: beneficiar do bom tempo para percorrer uma parte da Baixa da cidade, com o objetivo não só de apreciar a paisagem, mas também de ilustrar a importância do alargamento do programa municipal “Confiança Porto”. Este programa vai passar a reconhecer os passeios turísticos pedestres e pretende impulsionar a certificação das designadas “free walking tours”, através de um conjunto de formações gratuitas asseguradas pelo município.

O ponto de encontro para a partida foi o Mercado do Bolhão, e não foi por acaso: “Ali, como no resto da cidade, queremos que haja um equilíbrio entre os residentes e os turistas (…)”, explicou Catarina Santos Cunha, no final do percurso, que se concluiu na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Também este local foi escolhido com um propósito. No Pavilhão de Exposições daquela faculdade encontra-se em exibição uma mostra, que convida à descoberta do Porto através das obras de arte, que podem ser encontradas em caminhadas por seis percursos propostos.

Antes, diversos elementos da equipa de vereação, assim como vários representantes do sector – entre os quais o presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins –, tinham abraçado o desafio da vereadora, passeando por locais como a Praça da Batalha e o Miradouro das Fontainhas.

“É nossa vontade descentralizar o turismo do Centro Histórico e mostrar outras rotas”, reconheceu Catarina Santos Cunha, constatando que os passeios turísticos pedestres contêm por vezes “algumas narrativas sobre a nossa cidade com alguns erros.”

O programa “Confiança Porto” visa distinguir a excelência da prestação de serviços, através da validação e reconhecimento de boas práticas implementadas pelo setor do turismo. Inicialmente destinado ao alojamento turístico, o programa, em alinhamento com a nova visão de sustentabilidade do destino, viu alargada a sua abrangência aos passeios turísticos pedestres, com o foco na qualificação dos recursos humanos e privilegiando a interação dos visitantes com a cultura, o ambiente e a população local, bem como na difusão de narrativas sobre a história da cidade que respeitem a sua autenticidade e singularidade.

“O turismo é um grande motor económico da região”, vincou a vereadora do Turismo e da Internacionalização.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter