O Corredor Verde do Leça é inaugurado no próximo sábado, numa festa que se estende das 09h30 às 18h00.
Caminhadas, atividades ambientais, slide, rapel, insufláveis, carros a pedais e aulas de fitness vão garantir a animação.
Todas as atividades são gratuitas.
O município de Matosinhos acredita que o “Corredor Verde do Leça” será o primeiro passo para a completa despoluição do curso fluvial e para a valorização paisagística das margens do rio, transformando-as numa área de lazer e devolvendo-as à fruição da população.
Cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020, o projeto será executado em três fases, num total de 18 km.
A primeira fase, entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km, está já concluída e será então inaugurada no próximo sábado.
O investimento foi de 7,2 milhões de euros e abrangeu a construção de uma ciclovia e de percursos pedonais, entre outras melhorias, aumentando a visibilidade do rio Leça e dos seus focos de poluição, promovendo um maior contacto com a natureza e novas oportunidade de mobilidade ao longo do rio.
Segue-se a segunda fase, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km. Com um prazo de execução de 18 meses, a empreitada está orçada em cinco milhões de euros.
A terceira fase, entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/ Foz do Rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, terá uma extensão de 4,7 km.