Governo confirma prolongamento do Autovoucher por um mês “nos mesmos moldes”

O Governo decidiu prolongar o apoio conferido pelo Autovoucher, uma medida que deveria acabar este mês depois de ter sido reforçada no contexto da rápida subida dos preços dos combustíveis, passando de cinco para 20 euros.

A informação foi divulgada esta sexta-feira pelo ainda ministro das Finanças, João Leão, na conferência de imprensa de comentário aos números do défice, também conhecidos no mesmo dia.

O governante confirmou assim que o Executivo prolongará a medida por mais um mês e “nos mesmos moldes”, ou seja, possibilitando um desconto de 40 cêntimos por litro até um limite de 50 litros por mês, perfazendo 20 euros mensais.

João Leão justificou a opção do Governo com a “expectativa que os preços se mantenham altos”, muito devido à situação na Ucrânia, que tem causado uma volatilidade acrescida no mercado energético.

Quanto ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), cuja fórmula sofreu ajustes recentemente para limitar o impacto para os consumidores de aumentos dos preços das matérias-primas neste tipo de bens, será anunciada na tarde desta sexta-feira o desconto que vigorará na próxima semana. A expectativa passa por novo aumento dos preços dos combustíveis a partir de segunda-feira, pelo que o ISP deverá voltar a descer no mesmo período.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter