63% dos concelhos com candidatas a Câmaras. Maia tem apenas uma mulher na corrida eleitoral.

Mariana Nina Silvestre_foto DR

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm pelo menos uma mulher como candidata à presidência de uma câmara nas autárquicas de domingo, com Braga a registar cinco candidaturas. Na Maia, apenas uma candidata se apresenta a sufrágio.

Na corrida para a Câmara da Maia o painel é maioritariamente masculina, apenas com a candidata pela Iniciativa Liberal, Mariana Silvestre.

Mariana Silvestre é uma estreia na política com a recém-criada estrutura da IL na Maia e tem a sua primeira participação num ato eleitoral.

Segundo um levantamento da agência Lusa, 194 concelhos têm candidatas como cabeças de lista, o que representa 62,9% dos 308 municípios do país. São 114 os concelhos sem qualquer mulher candidata à presidência da câmara.

O concelho com mais mulheres candidatas à presidência de câmara é Braga, com cinco, seguido de Lisboa e Santa Maria da Feira, com quatro, e de 14 municípios com três mulheres na liderança de listas: Almada, Cantanhede, Marco de Canaveses, Amadora, Figueira de Castelo Rodrigo, Miranda do Douro, Arouca, Mafra, Ponta do Sol, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santana, Viana do Castelo e Vila Verde.

Do total de 1.541 candidaturas à liderança das autarquias, 287 são encabeçadas por mulheres, ou seja, 18,6%.

Analisando apenas os movimentos independentes, 10 mulheres lideram listas num total de 83 candidaturas.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter