36 serviços de urgência com limitações na próxima semana

Técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica iniciam hoje greve de dois dias
foto de Arquivo

Trinta e seis serviços de urgência em todo o país vão estar limitados na próxima semana, incluindo algumas áreas mais criticas como a Via Verde AVC, segundo o novo plano divulgado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

De acordo com o documento, que abrange o período entre 26 de novembro e 02 de dezembro, haverá alterações em 10 pontos da rede de serviço de urgências. Dos 83 pontos existentes em todo o país, 36 (43%) terão constrangimentos em algumas especialidades e 47 (57%) estarão a funcionar em pleno.

Na Região Norte, que tem 29 pontos de urgência, serão afetados 11 urgências em algumas especialidades, no Centro estarão limitados seis dos 17 pontos e na Região de Lisboa e Vale do Tejo 13 das 19 urgências estarão a funcionar condicionadas em algumas especialidades.

A Região do Alentejo tem três dos 12 pontos de urgência limitados e no Algarve duas das seis urgências estarão condicionadas.

No documento hoje divulgado, a DE-SNS volta a lembrar que os serviços de urgência devem dar prioridade à receção/admissão/triagem dos doentes transportados em ambulâncias e encaminhados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, para “libertar rapidamente os meios para resposta a novas ocorrências”.

Mais uma vez, insiste que os doentes devem, sempre que possível, em caso de doença aguda, ligar previamente para a Linha SNS24 (808 242 424).

Em situações de urgência ou emergência, deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM, acrescenta.

Este é o terceiro plano de reorganização das urgências desenhado pela DE-SNS, que é revisto semanalmente.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter