173º aniversário da AEP contou com presença de Marcelo Rebelo de Sousa

A AEP- Associação Empresarial de Portugal assinalou ontem o seu 173º aniversário, no dia 3 de maio e na sessão comemorativa, nas instalações em Leça da Palmeira, contou com a presença do Presidente da República, além do Ministro da Economia e do Mar, e da vereadora do Desenvolvimento Económico, Comércio e Turismo.

O presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, apresentou o estudo “Do pré ao pós-pandemia: Os novos desafios”, que apresenta o diagnóstico socioeconómico do país da última década, a análise do período pandémico e um conjunto de propostas para alavancar Portugal, recolocando o nosso país no Top 15 dos países mais ricos da União Europeia (UE) em 2030.

O objetivo passa ainda por atingir um crescimento económico de 5,2% ao ano (2023-30), pelo impulso da produtividade, competitividade e emprego.

Entre as propostas apresentadas, destaque para a redução das taxas de IRS, em particular sobre os jovens qualificados, a redução das contribuições sociais dos empregadores na contratação de pessoas altamente qualificadas, e a redução de impostos sobre a energia.

O Presidente da República elogiou “as metas ambiciosas e motivadoras” apresentadas pela AEP no estudo.

A sessão comemorativa do 173º aniversário da AEP ficou ainda marcada pelo lançamento do congresso Portugal Empresarial, a 16 de setembro, que pretende ser uma ampla reflexão em torno da visão estratégica para a década.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter