World Press Photo: o melhor do fotojornalismo vai estar no Fórum da Maia de 28 de outubro a 19 de novembro

Europa – Categoria Histórias: O cerco de Mariupol © Evgeniy Maloletka, Associated Press – Iryna Kalinina, uma mulher grávida ferida, é carregada de uma maternidade danificada durante um ataque aéreo russo em Mariupol, Ucrânia, a 9 de março de 2022_imagem do site worldpressphoto.org

Maia está no roteiro da digressão mundial apresentando as histórias que importam na fotografia do 66º Concurso anual World Press Photo.

Apresentando os resultados do World Press Photo Contest 2023, a exposição anual apresenta o melhor e mais importante fotojornalismo e fotografia documental do ano passado. A mostra vai estar patente no Fórum da Maia de 28 de outubro a 19 de novembro.

Os vencedores foram escolhidos por um júri independente que analisou mais de 60.448 fotografias inscritas por 3.752 fotógrafos.

Os vencedores do World Press Photo deste ano, escolhidos entre milhares de participantes, destacam a crise climática, a comunidade, o impacto da guerra sobre os civis e a importância da fotografia de imprensa em todo o mundo.

O primeiro lugar – a Foto do Ano – vai para um cenário de Guerra, onde Evgeniy Maloletka representa perfeitamente o sofrimento humano causado pela invasão russa da Ucrânia numa única imagem, aquando do cerco de Mariupol. A foto conta o momento em que Iryna Kalinina, uma mulher grávida ferida, é carregada de uma maternidade danificada durante um ataque aéreo russo em Mariupol, Ucrânia, a 9 de março de 2022.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter