World Press Photo está de regresso à Maia – 29 de outubro a 20 de novembro

Foto premiada no WPP2022 de Amber Bracken

 

Pela 23.ª vez consecutiva o município da Maia recebe, no Fórum da Maia, entre os dias 29 de outubro a 20 de novembro, a 65.ª edição da World Press Photo. É já um acontecimento com tradição firmada e de grande relevância na Maia e na região Norte, sendo aguardado com enorme expectativa pelos milhares de pessoas que habitualmente visitam o certame.

A inauguração da exposição está agendada para dia 28 de outubro, pelas 18h30, no Fórum da Maia.

Para oferecer um olhar mais global e um maior equilíbrio geográfico de perspetivas, a Fundação World Press Photo lançou uma nova estratégia regional, este ano, alterando a configuração do concurso anual e da atribuição de prémios.

Assim, as fotografias e histórias estão divididas em seis regiões do mundo – África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático e Oceania – e em quatro categorias baseadas em formato: Fotografia do Ano da World Press Photo, Formato Aberto, prémio Projeto de Fundo e Fotografia Individual.

Essas categorias acolhem entradas que documentam novos momentos, eventos e consequências, bem como questões ou soluções sociais, políticas e ambientais.

“Kamloops Residential School”, de Amber Bracken, para o The New York Times, foi premiada com a fotografia do ano da World Press Photo; “Salvando florestas com fogo”, de Matthew Abbott, Austrália, para a National Geographic/Panos Pictures, foi premiada com a reportagem do ano; “A distopia Amazónica” de Lalo de Almeida, Brasil, para a Folha de São Paulo/Panos Pictures, recebeu o prémio Projeto de Fundo; “Blood is a seed”, de Isadora Romero, Equador, recebeu o prémio formato Aberto.

É prestigiante para o município da Maia ter a possibilidade de apresentar esta excelente mostra de fotografia jornalística e pertencer ao restrito grupo de cidades da Europa e do Mundo que acolhem o evento todos os anos. Recorde-se que em Portugal, a exposição só está na Maia e em Oeiras.

A exposição tem recebido, anualmente, cerca de 8 mil visitantes, incluindo visitas de estudo organizadas por instituições de ensino.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter