Vila do Conde participa na Jornada de Memória e Esperança

A partir de amanhã e por três dias, decorre em todo o país uma Jornada de Memória e Esperança, a pretexto da pandemia. A iniciativa conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Serve para dar densidade, rosto, vida e sentido coletivo aos números, estatísticas e gráficos com que todos foram confrontados desde março de 2020.

A jornada propõe-se prestar tributo aos que partiram, acolher o sofrimento e as narrativas dos que foram afetados pela pandemia e suas consequências e celebrar e agradecer a todos os que cuidaram da saúde.

Em Vila do Conde está a ser dinamizada, desde o dia 13, a iniciativa ‘Estranho Mundo Novo’, um trabalho colaborativo entre professores de vários departamentos curriculares e seus alunos, no sentido da gestão das emoções em tempo de pandemia e respetivo registo para memória futura.

Aos alunos, foi pedido que transmitissem um sentimento que os tivesse marcado durante o confinamento. As respostas foram tratadas estatisticamente e, mais tarde, os alunos ilustraram ou redigiram textos sobre as vivências da pandemia. O resultado vai dar origem a uma publicação, denominada ‘Estranho Mundo Novo | Palavras em tempo de pandemia’.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter