Vila do Conde, Gaia, Porto e Matosinhos juntos pelos Conselhos Municipais de Juventude

Vila do Conde, Gaia e Matosinhos juntos pelos Conselhos Municipais de Juventude
Conselho Municipal Juventude

Matosinhos recebeu o primeiro Encontro Intermunicipal de Conselhos de Juventude, com a presença das comissões permanentes e eventuais dos Conselhos Municipais de Juventude do Porto, Gaia e Vila do Conde.

O encontro promoveu a reflexão em torno da necessidade destes órgãos assumirem um compromisso na auscultação e na promoção de uma participação ativa dos jovens, sem burocracias. Foi também realçada a importância de descentralizar as reuniões para os territórios das respetivas associações de juventude.

Comunicar na “linguagem dos jovens”, indo ao seu encontro através dos meios que mais usam, designadamente as plataformas digitais e sociais, criar modelos informais de trabalho, como as comissões permanentes e as comissões eventuais (que permitam incluir também jovens não-organizados que se identifiquem com as premissas do Conselho Municipal) foram algumas das ideias-chave lançadas durante esta primeira parte do encontro.

Os quatro municípios debateram possíveis formas de cooperação e procederam à definição de áreas estratégicas de trabalho do interesse dos jovens como o desporto, o combate às alterações climáticas, a igualdade de género e a violência nas suas várias formas.

Ao longo do debate foi reconhecida por todos a importância de uma colaboração permanente e lançado o desafio para a criação de uma Comissão Intermunicipal de Juventude.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter