A Câmara Municipal, em parceria com a Equipa DAP (Deficiência, Abordagem Plurinstitucional) de Vila do Conde, assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro), no Pavilhão de Desportos.
Este foi o primeiro momento de um calendário de atividades que decorre até junho de 2024.
O presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, presente na abertura do evento de sensibilização sobre Deficiência e Inclusão acompanhado pela vereadora, Carla Peixoto, destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas entidades do concelho que atuam na área, no âmbito da luta pela igualdade de oportunidades, e a importância de assinalar estas datas para debater e normalizar as questões relacionadas com a Pessoa com Deficiência.
As comemorações seguiram com o torneio de boccia interentidades, contando com a presença dos Agrupamentos de Escolas Frei João, D. Afonso Sanches, D. Pedro IV e Dr. Carlos Pinto Ferreira, assim como da Escola Secundária José Régio, MADI (Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual) e Santa Casa de Misericórdia de Vila do Conde.
Como gesto simbólico de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido o presidente da Câmara ofereceu, a cada entidade, um kit de boccia.
Até março de 2024, decorre um concurso interescolas de expressão plástica que abrange todos os níveis de ensino e que vai resultar numa exposição final. Ainda no âmbito das comemorações, estão agendados um encontro temático e o espetáculo “Um outro olhar” que vai contar desta vez com performances dos Agrupamentos de Escolas D. Pedro IV e Frei João, MADI e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.