Alunos portugueses pioram a Matemática e a Leitura – Portugal está entre os 20 piores países analisados

Alunos portugueses pioram a Matemática e a Leitura – Portugal está entre os 20 piores países analisados
Crianças

Os alunos portugueses de 15 anos pioraram o desempenho nos testes internacionais de Matemática e Leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2022, invertendo a tendência de melhoria que se vinha registando na última década.

O Programa voltou a analisar os conhecimentos a Matemática, Leitura e Ciência de alunos de todo o mundo – em 2022. Participaram cerca de 690 mil alunos de 81 países e economias – e o retrato do desempenho dos estudantes revela “uma quebra sem precedentes”, em que Portugal não foi exceção.

Os quase sete mil alunos de 224 escolas portuguesas que realizaram as provas obtiveram piores resultados do que os seus colegas em 2018, colocando Portugal entre os países que mais baixaram de pontuação a Matemática, refere o relatório da OCDE divulgado esta terça-feira.

Em Portugal, os resultados dos alunos foram ainda mais graves: Os estudantes obtiveram 472 pontos a Matemática, ou seja, menos 20,6 pontos do que nas provas realizadas em 2018. Já em comparação com os resultados nas provas de 2012, desceram 14,6 pontos.

Portugal surge assim na lista dos 19 países que baixaram mais de 20 pontos a Matemática, sendo que as notas desceram entre os alunos mais carenciados, mas também entre os mais privilegiados.

Três em cada dez alunos não conseguiram demonstrar ter conhecimentos mínimos a Matemática, ou seja, não atingiram o nível dois numa escala de seis valores.

Apenas 7% dos estudantes portugueses se destacaram, atingindo os níveis de proficiência mais elevados (5 e 6) a Matemática, uma disciplina que voltou a ser dominada por seis países asiáticos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter