Vila do Conde apresentou compromissos da Estratégia Municipal da Juventude

Vila do Conde apresentou compromissos da Estratégia Municipal da Juventude
Ana Catarina Monteiro (Foto: CMVC)

O dia que assinalou os 1071 anos de Vila do Conde, ontem, 26 de março, foi a data escolhida pela Câmara Municipal para apresentar publicamente a Estratégia Municipal da Juventude, compromisso político que resulta de dois anos de trabalho conjunto com jovens e que será o guia orientador da ação do Pelouro da Juventude nos próximos anos.

A sessão de apresentação, contou com as intervenções do diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Dias, da secretária executiva da Área Metropolitana do Porto, Ana Amorim, e do presidente da Câmara, Vítor Costa, que destacou a importância do papel da juventude no desenho da estratégia. O autarca sublinhou que “o caminho foi desenvolvido de jovens para jovens e, por isso, incorpora as suas aspirações, ideias e propostas”.

A apresentação dos eixos estratégicos e do cronograma ficou a cargo da nova vereadora da Juventude, Catarina Monteiro, que assume agora a responsabilidade de implementar o plano desenhado até 2026.

Após a apresentação e assinalando a implementação do primeiro compromisso com a juventude, foi inaugurada a Sala “VilaJovem”, um espaço para acolher atividades de lazer, performances culturais, formações, workshops, iniciativas que resultem das sugestões dos jovens. Assim, com a abertura da sala, inaugurou a mostra de jovens artistas que reúne desenhos de alunos da Escola Superior de Media, Artes e Design.

O “VilaJovem” é um local que materializa a Estratégia Municipal da Juventude e será um ponto de encontro, onde serão construídos projetos cívicos, comunitários, académicos e artísticos, e onde os jovens podem transformar ideias em ações concretas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter