Vereadora do Ambiente da Maia anuncia medidas de redução de consumo de energia

Parque central da Maia_Foto A Santos

No dia Mundial da Poupança, Marta Peneda anunciou um conjunto de medidas que visam o município da Maia com maior sustentabilidade energética.

A Câmara Municipal da Maia realizou, esta manhã, no Dia Mundial da Poupança, uma Conferência-debate subordinada ao tema “Crise Energética”, no âmbito do Projeto BaZe – Living Lab.

BaZe – Balanço Zero de Carbono é um programa de ações e projetos integrados no conceito de laboratório vivo para a descarbonização implementadas em contexto real.

No âmbito desta conferência a vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Maia, Marta Peneda, realizou uma alocução sobre “A consciência do município”, onde apresentou Medidas Municipais de Poupança de Energia.

Marta Peneda avançou que a Câmara da Maia prepara-se para anunciar as medidas de poupança de energia inseridas no Plano de Ação para a energia sustentável no município. O Plano está a ser revisto para que possa ser aplicado no imediato.

Assim, de acordo com a autarca maiata, será aplicado um conjunto de medidas, algumas delas de imediato e outras a curto prazo:

– redução da iluminação pública com desfazamento de 30 minutos (iluminação será ligada 15 minutos após o por do sol e será desligada 15 minutos antes do nascer do sol);

– substituição da iluminária por LED (já há 60% LED);

– redução da iluminação cénica dos edifícios e monumentos;

– redução da climatização no interior dos espaços públicos;

– redução da temperatura em piscinas e complexos desportivos em um grau;

– promoção de fontes de energia renovável, de que é exemplo a colocação de painéis fotovoltaicos nos edifícios municipais;

– criação da primeira comunidade energética no Bairro do Sobreiro;

– diminuição do desperdício nos sistemas de rega com programação de sensores inteligentes;

– criação do observatório local de energia da Maia;

– criação do Maia Energy Hub.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter