Uma história poética e visual de João Gonzalez venceu o Curtas Vila do Conde

Uma história poética e visual de João Gonzalez venceu o Curtas Vila do Conde
curtas 2022

O filme de animação Ice Merchants (2022), de João Gonzalez, e Nest (2022), do islandês Hlynur Pálmason, foram os grandes vencedores, nas categorias nacional e internacional do 30º Curtas Vila do Conde.

Ice Merchants, do portuense João Gonzalez, recebeu o galardão de Melhor Filme e também, do público. Em Cannes, já tinha conquistado o prémio do júri da Semaine de la Critique em curta-metragem (um feito histórico).

Com este duplo reconhecimento, Ice Merchants vai figurar na restrita lista de curtas com acesso aos Óscares da Academia de Hollywood, em 2023.

Formado na ESMAD de Vila do Conde (Escola Superior de Média Artes e Design) e com mestrado na Royal College of Art, em Londres, o realizador de 26 anos é considerado um dos nomes mais importantes do moderno cinema de animação.

O outro grande vencedor da noite de sábado, na competição internacional, foi Nest, de Hlynur Pálmason. Uma segunda história de vivência humana, desta vez entre irmãos que vivem num espaço de natureza misto de beleza e horror.

Este ano, o realizador dinamarquês também já apresentou, em Cannes, a longa-metragem Vanskabte Land e desde 2012 tem obtido vários prémios e distinções: Winter Brothers no FEST/Festival Novos Realizadores Novo Cinema e no Festival de Cinema de Locarno.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter