Três mortos e 22 feridos graves nas estradas na Operação Páscoa (atualização GNR)

GNR deteve 50 condutores por excesso de álcool, 28 dos quais com taxa considerada crime
Imagem DR

Num comunicado em que divulga dados ainda provisórios da Operação “Páscoa 2022”, que termina hoje, a GNR diz que registou 676 acidentes rodoviários e fiscalizou 18.022 condutores.

Do total de condutores fiscalizados, 310 conduziam com excesso de álcool e, destes, 186 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram ainda detidas 89 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 3.873 contraordenações rodoviárias detetadas, 2.371 foram por excesso de velocidade, 300 por falta de inspeção periódica obrigatória, 78 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização e 96 por uso indevido do telemóvel durante a condução.

Foram ainda registadas 179 contraordenações por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 125 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente aos acidentes com vítimas mortais, ocorreram nos concelhos de Braga (dia 14), Vila Real (dia 15) e Monforte (dia 16)

Na mesma nota, a GNR aconselha a uma condução “atenta, cautelosa e defensiva, para que o período festivo seja passado em segurança”.

A GNR acrescenta ainda que continuará a ter especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter