Todas as regiões da UE pela primeira vez com alto risco para viagens

Todas as regiões da UE pela primeira vez com alto risco para viagens
Genttylmages

Todas as regiões da União Europeia (UE) estão hoje, pela primeira vez, ‘pintadas’ a vermelho-escuro no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sobre risco para viagens, equivalendo a risco bastante elevado de circulação do SARS-CoV-2.

Neste mapa do ECDC, que é atualizado semanalmente à quinta-feira, os Estados-membros da UE são classificados de acordo com um indicador que se baseia na taxa de notificação de casos a 14 dias, ponderada pela utilização da vacina nessa região.

Na atualização divulgada esta quinta-feira, todas as regiões da UE (incluindo Portugal continental, Açores e Madeira) estão na pior categoria de todas neste sistema de semáforos, a vermelho-escuro, que é referente a regiões onde o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a covid-19, circula a níveis muito elevados.

A categoria vermelho-escuro significa especificamente que a taxa ponderada (que inclui a taxa de notificação de casos de 14 dias numa região específica e a taxa de vacinação nessa região) é igual ou superior a 300.

Este mapa da agência europeia, em vigor desde o final de 2020, segue um sistema de semáforos sobre a propagação da covid-19 na UE, a começar no verde (situação favorável), passando pelo laranja, vermelho e vermelho-escuro (situação muito perigosa) e serve de referência para os Estados-membros sobre as restrições a aplicar às viagens no espaço comunitário.

A classificação surge numa altura de elevado ressurgimento de casos de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 principalmente devido à elevada transmissibilidade da variante Ómicron.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter