Reabilitação do Sobreiro na Maia distinguida com Menção Honrosa no Prémio Nuno Teotónio Pereira

Foto: CM Maia

A reabilitação do empreendimento de habitação social do Sobreiro foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo do setor imobiliário em Portugal. A cerimónia de entrega das distinções decorreu esta segunda-feira, dia 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e da presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU), Isabel Dias.

A Espaço Municipal, na qualidade de promotora da obra de reabilitação dos Jardins do Sobreiro, foi distinguida com uma Menção Honrosa correspondente à Reabilitação dos Blocos do empreendimento habitacional, na variante do prémio “Reabilitação de Conjunto Urbano ou Requalificação de Espaço Público”.

O projeto de arquitetura foi desenvolvido entre 2017 e 2018 pelo arquiteto e administrador executivo da empresa municipal, Nuno Antunes Lopes e pela arquiteta Sofia Mota.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira distingue e incentiva as boas práticas nas áreas de atuação do IHRU, quer na vertente de Reabilitação Urbana, quer na vertente de Produção Científica. A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de reabilitação urbana e 10 candidaturas na vertente de trabalhos de produção científica.

A intervenção agora distinguida insere-se num processo abrangente de regeneração urbana e de reabilitação do edificado daquele conjunto habitacional e do espaço público, hoje transformado nos Jardins do Sobreiro, concretizando a estratégia e a visão da Câmara Municipal da Maia.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, sublinha que “é sempre gratificante obter o reconhecimento externo, por parte de entidades públicas cuja credibilidade e prestígio são inquestionáveis. Na verdade, esta menção honrosa vem reconhecer a autêntica revolução que está ali em curso, abrindo todo aquele empreendimento habitacional à cidade, qualificando a paisagem urbana, que hoje se integra num harmonioso contínuo do espaço público, com artérias amplas, com espaços verdes generosos e áreas de fruição ao ar livre melhoradas. É justo que expresse uma palavra de apreço à Espaço Municipal pela excelência do trabalho que ali está a levar a cabo e muito em particular aos arquitetos Nuno Antunes Lopes e Sofia Mota, pela autoria do projeto agora merecidamente distinguido”.

O projeto, integralmente desenvolvido com recursos internos da Espaço Municipal, refere-se à reabilitação de 11 edifícios no designado Bairro do Sobreiro, localizado na freguesia da Cidade da Maia, que a Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, em articulação com a Câmara da Maia promoveu, na qualidade de proprietária e gestora do mesmo.

Enquadrada no Programa Operacional Norte 2020, e incluída numa estratégia mais abrangente de regeneração urbana do centro da Maia, a operação em causa compreendeu a reabilitação da envolvente exterior dos blocos e suas zonas comuns interiores, no intuito de melhorar o conforto térmico das habitações.

A intervenção implicou a aplicação de um sistema de fachada ventilada com isolamento térmico incorporado na caixa de ar, a substituição das caixilharias por novas com corte térmico e vidro duplo, a renovação da cobertura, a introdução de sistemas de ventilação mecânica e autorregulável, a eliminação de múltiplas patologias construtivas e, inerentemente, a requalificação da imagem exterior dos edifícios.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter