Projeto “Ser Pro” alarga o ensino profissional nos agrupamentos escolares da Maia

Foto: A. Santos

A vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, e a Iniciativa Educação assinaram, esta sexta-feira, os acordos de cooperação, no âmbito do programa “Ser Pro”. Fica assim formalizada uma oferta de cursos profissionais de nível secundário nos agrupamentos escolares da Maia.

Os acordos de cooperação incluem também empresas e entidades locais, aproximando a formação profissional dos alunos às necessidades de desenvolvimento do município e da economia da região.

“Este projeto é muito importante para o presente e para o futuro da Maia. Atendendo ao vastíssimo parque empresarial que temos e às dificuldades que as empresas têm em encontrar mão de obra no mercado de trabalho para fazer face a algumas áreas, nomeadamente mais técnicas, enquanto autarcas temos que ter consciência que devemos promover e até provocar esta ligação entre a Academia, as escolas do concelho, e instituições como a Fundação de Teresa e Alexandre Soares dos Santos (que instituíram a Iniciativa Educação), que têm um percurso muito afirmado na área da oferta formativa profissional e que nos vêm ajudar nesta vertente do ensino profissional, agora alargado a todos os agrupamentos, que começou por ser implementada no Agrupamento de Escolas da Maia”, afirmou Emília Santos à reportagem do Notícias Primeira Mão.

De acordo com a vereadora da Educação da Câmara da Maia torna-se mais facilitada a possibilidade de “as escolas desenvolverem um projeto de oferta formativa ajustada às necessidades do tecido empresarial, mas também aos interesses dos alunos. Isso interessa-nos particularmente, que este triângulo seja salvaguardado”.

Nuno Crato, em representação da Iniciativa Educação, explicou que a formação profissional ao nível do Secundário neste projeto “Ser Pro” tem a duração de três anos e configura um ensino profissional “moderno”, sendo a formação “desenhada desde o início com os municípios, universidades e empresas”. Dirigindo-se aos jovens estudantes presentes no salão nobre da Câmara, Nuno Crato afirmou “vocês são necessários ao país”.

Inês Soares dos Santos, do Conselho Diretivo da Iniciativa Educação, recordou que sendo bisneta de Francisco Manuel dos Santos, não podia deixar de acreditar no lema que rege a sua família há décadas, “A Educação é uma ferramenta que ajuda as pessoas a terem uma vida melhor”. Deixou também uma mensagem de esperança aos estudantes, frisando, “apesar das notícias menos positivas, acreditem que há um futuro melhor para todos”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter