Programa ABC da Bola da AF Porto chega à Maia

Foto: ©CM Maia

A Associação de Futebol do Porto assinou, esta segunda-feira, um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Pedrouços para efetivar o “Programa ABC da Bola” na Escola Básica do Paço. A cerimónia contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, que apadrinha a iniciativa.

De acordo com o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves, esta é já a quinta escola dos 18 municípios do distrito do Porto onde chega o programa. Mas o objetivo, numa fase inicial, é “atingir as 18 escolas, ou seja, uma escola por concelho”. A partir daí, o que vier é bem-vindo. “Queremos é que as crianças pratiquem”.

De acordo com o responsável, Portugal continua a ser o país onde menos desporto se pratica e com pouca representatividade por parte do sexo feminino. Por isso, não escondeu o desejo de ver mais meninas inseridas no desporto adaptado. “Queremos mais atletas, mais árbitras, mais enfermeiras, mais médicas, mais dirigentes”.

José Neves não terminou sem agradecer a disponibilidade e a “permanente” colaboração da Câmara Municipal. “Muito obrigado por tudo o que fazem pelo desporto e em particular pelos nossos associados”.

O vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, recordou que a autarquia foi pioneira na implementação da prática desportiva junto dos alunos do 1.º ciclo, atividade que arrancou na Maia em 1989. No entanto, “com espírito aberto estamos sempre recetivos a novos desafios”. E agradeceu o reconhecimento por parte da AFP ao esforço desportivo desenvolvido pelo município e retribuiu o reconhecimento pelo trabalho levado a cabo pela associação.

Já o diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Sérgio Almeida, não escondeu o desejo de ver o programa chegar a todas as escolas da sua área geográfica porque “estas parcerias com entidades externas são fundamentais para levar avante outros projetos”.

Nesta segunda-feira foi também dado o pontapé de saída para o programa ABC da Bola, que levou os alunos e alunas do estabelecimento de ensino a vestirem as cores da Associação de Futebol do Porto e participarem em jogos de futebol organizados pela equipa da AFP.

O programa ABC tem como principal objetivo aumentar o número de praticantes de futebol e futsal e, ao mesmo tempo, pretende sensibilizar os mais jovens para a necessidade da prática desportiva.

Numa segunda fase, o objetivo é colocar o futebol e o futsal no calendário das Atividades de Enriquecimento Curricular para que as modalidades promovidas pela Associação de Futebol do Porto passem a constar desde cedo nas atividades vivenciadas por estes jovens no contexto da disciplina de Educação Física e Motora.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter