Primeiros resultados do Censos serão divulgados na próxima quarta feira

Primeiros resultados do Censos serão divulgados na próxima quarta feira
Censos

O INE vai mostrar os primeiros resultados dos Censos 2021 e congratula-se com o facto de as respostas por via digital terem ultrapassado os 99%.

A fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre os dias 5 de abril e 31 de maio e contou com a participação da população, permitindo a conclusão da maior parte dos trabalhos apenas seis semanas depois da data do momento censitário (dia 19 de abril).

Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

Entre o total dos 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o do acesso directo das famílias ao website (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos ‘ebalcões’ localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).

A resposta expressiva pela internet contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da covid-19”– refere a nota do Instituto Nacional de Estatística, agora divulgada.

Os resultados dos Censos 2021 que o INE apresenta no dia 28 de julho têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida.

A disponibilização dos resultados definitivos dos Censos 2021 está prevista para o quarto trimestre de 2022, mas será ainda antecedida por uma apresentação de resultados provisórios, a divulgar em fevereiro do próximo ano.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter