Presidente da CCDR-Norte assume liderança da Euro-Região Galiza – Norte de Portugal

Presidente da CCDR-Norte assume liderança da Euro-Região Galiza - Norte de Portugal
Imagem DR

O presidente da CCDR-Norte, António Cunha, recebeu, das mãos do presidente da “Xunta” da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, a liderança da Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal, a estrutura de “cúpula” de coordenação da Euro-Região e líder do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial instituído em 2008.

No encontro foi apresentada e aprovada a estratégia da Euro-região para o ciclo 2021/2027, que estabelece as prioridades de cooperação e investimento conjunto do Norte e da Galiza.

Entre as apostas definidas estão o combate à crise económica e social decorrente da pandemia, a mobilidade ferroviária e a permeabilidade da zonas de fronteira, a viragem às agendas europeias da transição climática, da descarbonização da economia, da digitalização e da inovação empresarial, a proteção sanitária e civil de emergência dos cidadãos, o fomento da cultura e dos ecossistemas criativos e a retoma sustentável do turismo e da sua oferta de qualidade, com os “Caminhos de Santiago” à cabeça.

O financiamento deste plano será exigente e complexo, não podendo esgotar-se nos modestos meios do próximo POCTEP [o programa de financiamento comunitário para investimentos conjuntos de Espanha e Portugal]”, afirmou o presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, na sua intervenção. “Torna-se necessário promover e mobilizar um maior acesso da Euro-região a programas de iniciativa comunitária como o Horizonte Europa e a Europa Criativa”, sublinhou.

António Cunha apelou ainda à “articulação das intervenções regionais dos planos de resiliência e recuperação” de Portugal e Espanha e manifestou “indisfarçável ansiedade com a prometida ligação ferroviária moderna, rápida e regular entre Porto e Vigo”.

O agora presidente da comunidade apelou também à descentralização da cooperação territorial de Portugal e Espanha.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter