Presidente da Câmara da Maia motivado com resultados do município no Anuário Financeiro

Silva Tiago_foto Arquivo PM

O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, mostra-se satisfeito e motivado com a notícia dos bons resultados alcançados pelo município que dirige em termos de eficiência financeira.

A nível nacional, a performance em matéria de gestão financeira, posiciona o município da Maia na 3ª posição, entre os 100 maiores, a seguir a Sintra e Santa Maria da Feira.

Ao tomar conhecimento dos resultados do estudo elaborados para o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, Silva Tiago afirmou que acolhe com “satisfação a classificação da Maia em matéria de eficiência na gestão financeira do Município, tanto mais que essa avaliação tem o cunho da competência técnica da OCC e a supervisão do Tribunal de Contas, contando com a legitimidade científica de instituições académicas prestigiadas”.

Além do orgulho na notícia, o autarca maiato vê-a como um fator motivacional: “Encaro os resultados da nossa classificação em todos os indicadores, como um estímulo para continuarmos neste caminho de rigor e uso parcimonioso dos recursos financeiros, mas também como um acréscimo à nossa responsabilidade e um desafio para incrementarmos a nossa performance ao nível da eficiência e eficácia nesta matéria, para que possamos continuar a realizar obras que melhorem a vida concreta das pessoas e possamos dizer presente, sempre que as circunstâncias económicas e sociais o justifiquem. A eficiência na gestão financeira é positiva para a comunidade porque nos permite utilizar bem os recursos a favor da qualidade de vida de todos os maiatos”.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2021 é da autoria de um grupo de investigadores, com coordenação da professora Maria José Fernandes, do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade(CICF) — Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) — Universidade do Minho, contando também com a participação do Tribunal de Contas, sob a égide da OCC.

A Maia foi um dos 7 municípios classificados com mais de 80% em todos os critérios que relevam para os indicadores de eficiência financeira, revelando quer as suas boas práticas de gestão, como o seu foco político na preservação da independência financeira do Município, situando-se neste indicador na 7ª posição entre os maiores municípios de Portugal.

 

No que respeita aos resultados operacionais, a Maia lidera os grandes municípios que a nível nacional obtiveram a melhor performance, que segundo os investigadores revela “uma gestão mais adequada e equilibrada da afetação dos seus proveitos”. E ocupa a 2ª posição nacional no contexto dos municípios com melhor grau de cobertura das despesas, com 78,6%.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter