Portugal continental continua com concentrações de pólen muito elevadas

Até 02 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, e “passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua" potenciam riscos de alergia, alertam imunologistas. Todas as regiões de Portugal continental vão continuar com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, mas com uma redução na próxima semana devido à previsão de chuva, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). De acordo com o boletim polínico divulgado pela SPAIC, até dia 02 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera de todas as regiões do Continente, com uma redução nos dias de precipitação, previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de segunda-feira. “Nesta altura estão presentes no ar, em níveis muito importantes, grãos de pólen com elevada capacidade alergénica, como os provenientes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e quenopódio e da árvore oliveira”, refere a SPAIC. De acordo com as previsões, até quinta-feira (dia 2 de junho) na região de Lisboa e Setúbal os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio das árvores oliveira e carvalhos, ervas gramíneas, parietária, tanchagem e quenopódio. Já no Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes encontram-se também em níveis muito elevados, destacando-se as árvores carvalhos e oliveira, da erva urtiga, gramíneas, parietária e tanchagem. Segundo as previsões da SPAIC, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pólenes são sobretudo provenientes dos carvalhos, pinheiro e oliveira, e das ervas gramíneas, parietária, azeda e tanchagem.
pólen

Até 02 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, e “passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua” potenciam riscos de alergia, alertam imunologistas.

Todas as regiões de Portugal continental vão continuar com concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, mas com uma redução na próxima semana devido à previsão de chuva, segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

De acordo com o boletim polínico divulgado pela SPAIC, até dia 02 de junho preveem-se concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera de todas as regiões do Continente, com uma redução nos dias de precipitação, previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a partir de segunda-feira.

“Nesta altura estão presentes no ar, em níveis muito importantes, grãos de pólen com elevada capacidade alergénica, como os provenientes das ervas gramíneas, parietária, tanchagem e quenopódio e da árvore oliveira”, refere a SPAIC.

De acordo com as previsões, até quinta-feira (dia 02 de junho) na região de Lisboa e Setúbal os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio das árvores oliveira e carvalhos, ervas gramíneas, parietária, tanchagem e quenopódio.

Já no Porto (região de Entre Douro e Minho), os pólenes encontram-se também em níveis muito elevados, destacando-se as árvores carvalhos e oliveira, da erva urtiga, gramíneas, parietária e tanchagem.

Segundo as previsões da SPAIC, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os pólenes são sobretudo provenientes dos carvalhos, pinheiro e oliveira, e das ervas gramíneas, parietária, azeda e tanchagem.

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter