“Políticas de Saúde” foram tema de debate na Secundária do Castelo da Maia

Foto DR

No dia 3 de junho, no auditório da Escola Secundária do Castelo da Maia, debateu-se o tema “Políticas de Saúde”. A sessão teve início com as boas-vindas apresentadas pelo diretor do Agrupamento, Marco Marques.

Seguiu-se o painel começando pelo convidado Miguel Leão, médico especialista em Genética Médica e Neurologia Pediátrica, que respondeu a questões colocadas por alunos do 9º e 12º anos.

As perguntas versaram assuntos tais como o SNS (Serviço Nacional de Saúde) nas suas várias facetas de prevenção, cura e reabilitação, tendo sido respondidas de forma técnica e muito pormenorizada, a uma plateia de alunos interessados, professores, assistentes operacionais e convidados.

Paulo Rebelo Gonçalves, assessor da vereadora da Saúde Emília Santos, foi outro dos oradores intervenientes no debate. Esclareceu os alunos sobre as questões colocadas e aproveitou para elogiar o trabalho desenvolvido pela autarquia na área da Saúde, considerando-o como tendo sido uma referência a nível nacional durante o período da pandemia. Destacou a presença da Dra. Marta Ferreira, Chefe do Gabinete de Saúde da Câmara Municipal da Maia e da Dra. Patrícia Monteiro e enfatizou «o trabalho louvável, o esforço e dedicação demonstrados nos últimos anos».

Quatro das turmas do 9.º ano participaram no debate, supervisionadas pela professora de Educação Visual e Cidadania, Professora Maria Paz Amorim e de Português, Professora Eunice Neves; a turma do 12º ano, acompanhada pelo professor Carlos Alves, coordenador dos Diretores de Turma dos Professores do Ensino Secundário, interagiu com os oradores através das perguntas que lhes dirigiu.

«Pôde constatar-se que os alunos colocaram questões cruciais para o seu dia-a-dia escolar, familiar e social, deixando subjacente a necessidade de transmitirem as suas dúvidas e receios face a assuntos que interferem na saúde física e mental», refere a organização do evento.
O desempenho apresentado por alguns alunos das turmas A, B e C do 9º ano contribuiu para enriquecer a sessão sobre “Políticas de Saúde”, revelando um trabalho marcado pela multidisciplinaridade: conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Português, Educação Visual, Cidadania, Biologia, Informática e, também, no Conservatório de Música da Maia.

«Acrescentamos o sentido de responsabilidade dos alunos envolvidos na preparação do debate e a determinação em superar desafios de forma a enriquecerem o seu vocabulário e consolidarem os conhecimentos adquiridos», acrescentaram os responsáveis pelo Agrupamento escolar do Castelo da Maia.

Uma das responsáveis pela organização, a professora Eunice Neves, sublinha, parafraseando o Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, que “a literacia em saúde representa um importante fator na melhoria da utilização dos recursos, em saúde, favorecendo comportamentos e estilos de vida promotores da saúde (…)”.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter