Associação Testemunhar é Ajudar já tem sede em Moreira da Maia

Foto: CMM

Realizou-se no passado sábado, dia 4 de junho, a inauguração oficial da nova sede da Associação Testemunhar é Ajudar, localizada na Rua de Crestins, em Moreira, concelho da Maia.

Depois de ter de deixar as instalações que ocupava na unidade hospitalar, a sede social da “Testemunhar é Ajudar” passa agora a funcionar em espaço cedido pelo Município da Maia, na estação de Metro de Crestins.

O ato inaugural contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, da vice-presidente, Emília Santos, do coordenador do Centro da Mama do Hospital de S. João, José Luís Fougo e da presidente da Associação, Maria Helena Teixeira.

Na ocasião, António Silva Tiago recordou o que levou à vinda da “Testemunhar é Ajudar” para a Maia, afirmando: “Soubemos da vossa situação e lembrei-me deste espaço, que tinha sido construído pela Metro do Porto, porque não estava a ser utilizado por ninguém e achei que seria um bom espaço para vos acolher porque, a partir daqui, facilmente chegamos a todo o lado…”.

Maria Helena Teixeira, presidente da Associação, mostrou-se muito feliz pelo percurso conseguido desde os primeiros tempos de trabalho voluntário e a solo, em 2016 e 2017, até encontrar mais duas “doentes e guerreiras” e ter resolvido fundar a associação. A dirigente sublinha que a importância de chegar até aqui é poder “estar presente e poder ajudar os doentes de cancro, que precisam, por exemplo, da peruca, da mama, e principalmente de ouvir o nosso testemunho”.

Passaram cerca de sete anos e é “uma conquista podermos estar com os nossos colegas de doença”, afiança Maria Helena Teixeira, que considera que este espaço para a sede “caiu do céu”.

A sede da associação vai abrir nalguns dias ainda a considerar, com apoio de voluntários, para receber os doentes de cancro, esclarecer as suas dúvidas, dar um testemunho de quem passou pela mesma experiência, aconselhar quanto a alimentação adequada, realizando workshops e outras ações de prevenção e esclarecimento.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter