Plantação em Vilar de Luz assinala Dia Mundial da Árvore no sábado na Maia

Foto de Arquivo (©CM Maia)

O Aeródromo de Vilar de Luz volta a ser o cenário escolhido para mais uma fase de plantação no âmbito do projeto Rolha a Rolha, Semeia a Recolha. É já este sábado, 18 de março, entre as 09h30 e as 12h30.

A iniciativa vai contar com a participação de uma empresa do concelho, mas está aberta a toda a comunidade. Os participantes vão plantar Teixos, Loureiros, Pilriteiros, Salgueiros e Medronhos.

O projeto “Rolha a Rolha, Semeia a Recolha” é uma iniciativa da Quercus em parceria com a Lipor e os municípios da Maia, Porto e Vila do Conde, que arrancou no início de 2022 com o objetivo incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal.

Este projeto destina-se a clientes não residenciais – restaurantes, cafés, cantinas, entre outros. Durante o ano de 2022, no concelho da Maia, em estreita colaboração com a Maiambiente, foi possível recolher 138 kg de rolhas de cortiça.

O compromisso do projeto é plantar uma árvore por cada 50 rolhas recolhidas, o que significa que na Maia vão ser plantadas 558 árvores e arbustos de espécies autóctones.

Esta é uma das formas de a Câmara Municipal da Maia comemorar o Dia Mundial da Árvore, que se assinala na terça-feira, dia 21 de março.

Nos dias 20 e 21 vão ser distribuídas por todas as turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Maia sementes de Azevinho, uma espécie autóctone emblemática em território nacional, acompanhadas por um folheto descritivo da espécie e de como deve ser efetuada a sementeira.

As sementes foram oferecidas pelo Centro Nacional de Sementes Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter