PJ fez detenções na Maia por burlas informáticas à escala europeia

PJ investiga morte de mulher em Vila do Conde
imagem: reprodução de Facebook Polícia Judiciaria

A Polícia Judiciária (PJ) deteve oito homens suspeitos de um “número ainda indeterminado” de burlas informáticas realizadas em diversos países europeus, através do ‘Business Email Compromise’, isto é, um ataque que visa empresas que realizam transferências bancárias e têm fornecedores no estrangeiro.

De acordo com um comunicado da PJ, os suspeitos têm idades compreendidas entre os 27 e os 50 anos, são todos do sexo masculino, e sete de nacionalidade portuguesa.

A ação decorreu nos concelhos do Porto, Ovar, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão, Braga, Vila Nova de Gaia, Maia, Paredes, Gondomar, Azeitão, Seixal e Viana do Castelo.

Em Portugal, esta organização terá criado um circuito financeiro para integrar na economia as vantagens da prática dos alegados crimes, sendo-lhe atribuídos, por agora, movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros operados em território nacional.

No decurso da operação policial foram apreendidos diversos documentos, material informático, cartões bancários e terminais de pagamento automático (TPA) móveis.

No âmbito deste inquérito, já se encontravam apreendidos cerca de dois milhões de euros.

A operação envolveu 76 inspetores da PJ, dez especialistas de Polícia Científica e dois seguranças da PJ e contou ainda com a participação de elementos da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter