PJ deteve membros de organização criminosa em Vila do Conde, Póvoa e Porto

Detido em Vila do Conde por tentativa de atropelamento seguida de fuga é um dos assaltantes que a polícia procurava
imagem de policiajudiciaria.pt

A Polícia Judiciária deteve três indivíduos pela “presumível prática dos crimes de fraude fiscal, burla qualificada e branqueamento” no âmbito de um inquérito do Ministério Público.

A operação policial incluiu 23 buscas domiciliárias e não domiciliárias, realizadas nos concelhos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Porto.

Segundo a PJ, dois dos três detidos serão os líderes da organização criminosa.

O processo criminoso em investigação teve início com a investigação da receção em contas bancárias controladas por esta organização de transferências de particulares e/ou empresas com origem em contas bancárias sediadas no estrangeiro, correspondendo as mesmas a supostas aquisições de bens ou serviços, alguns deles relativos a aplicações financeiras, que se veio a demonstrar serem fraudulentos”, lê-se no comunicado da Polícia Judiciária.

A organização “estabelecia todo um circuito bancário cuja única finalidade consistia em apenas servir de veículo para as rápidas transferências de montantes ou vantagens provenientes da prática de ilícitos criminais e sua posterior apropriação, sendo igualmente utilizadas nesse sentido plataformas de apostas online e a aquisição de ativos digitais, os quais eram posteriormente vendidos, recebendo novamente os fundos já em moeda fiduciária”, explica a PJ adiantando que, até hoje, estão em investigação “quinze inquéritos correspondendo a fluxos financeiros superiores a dois milhões de euros”.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter