Eclipse parcial do Sol visível hoje em Portugal se as nuvens deixarem

 

O fenómeno poderá ser observado entre as 12h00 e as 13h00, mas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para terça-feira apontam para céu parcialmente encoberto e aguaceiros.

O eclipse parcial do Sol será visível se as condições meteorológicas o permitirem, em vários países europeus, África e na Ásia.

O portal de notícias sobre espaço e astronomia Space.com refere que o eclipse poderá ser visível na maior parte da Europa, no nordeste de África e em grande parte da Ásia ocidental e central.

Para que o fenómeno possa ser observado em toda a sua plenitude é preciso que não chova e/ou o céu não esteja encoberto. Em Portugal, as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para terça-feira apontam para céu parcialmente encoberto e/ou aguaceiros.

Este eclipse solar é o último de 2022 e é parcial porque apenas uma parte do Sol é ocultada pela Lua, cortando uma fração da luz.

Para haver um eclipse do Sol, seja total ou parcial, é necessário que a Terra, o Sol e a Lua estejam alinhados, com a Lua no meio.

Regra geral, ocorrem dois eclipses solares por ano.

Para que um eclipse solar possa ser observado em segurança não se deve olhar diretamente para o Sol, mas olhar, por exemplo, na falta de filtros solares, para a sua imagem projetada num cartão, por meio de um orifício, ou na sombra das árvores.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter