Pescadores de Vila do Conde resgatados ao largo dos Açores

Após um incêndio em alto mar, ao largo de São Miguel, nos Açores, oito tripulantes que se refugiaram numa balsa foram resgatados.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) pelas 4h53. A embarcação de pesca de espadarte navegava “a cerca de 300 milhas náuticas, cerca de 555 quilómetros, a leste da Ilha de São Miguel, com oito tripulantes a bordo, entre os 40 e os 50 anos de idade, todos de nacionalidade portuguesa e a maioria residente em Vila do Conde”.

O resgate foi feito em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes). O MRCC Delgada coordenou a operação, divergindo para o local os navios mercantes Thor Menelaus, Humbergracht, Jaeger e o navio de cruzeiro Artania.

O avistamento da embarcação ‘Filipa Miguel’ e da balsa salva-vidas deu-se pelas 8h43, pela aeronave C-295 da Força Aérea Portuguesa, que confirmou o incêndio a bordo. “O navio mercante Thor Menelaus confirmou o avistamento da balsa às 10h47, procedendo de seguida ao resgate dos tripulantes, que se encontravam todos bem”, informa a Marinha.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter