Pequenos Cantores da Maia completam hoje 30 anos ao serviço da infância e da música

Foto: DR

O Coral Infantil Municipal dos pequenos cantores da Maia completam neste 1º de janeiro de 2022 os 30 anos que deram o seu 1º concerto, o concerto de estreia absoluta desta instituição cultural e artística do Município da Maia.

 

Nesta temporada em que se encontram a assinalar três décadas de intensa atividade artística e musical, os PCM estão envolvidos num projeto solidário com o músico NOBLE, celebrando os seus 30 anos após o concerto de estreia absoluta, abraçando mais uma causa solidária a favor da infância.

 

As vozes das crianças do coral estão presentes, quer na gravação em estúdio da canção “It’s Christmas everywere”, como na produção do videoclipe do tema, tendo também participado com o músico em diversos programas de televisão, na SIC, TVI e na RTP. O destaque vai para a partilha do palco com NOBLE, na cerimónia de inauguração da nova ala pediátrica do centro hospitalar universitário do S. João (Porto), onde existe já uma sala de brincar que foi equipada com o contributo do músico nortenho e do Coral Infantil Municipal da Maia.

 

A realização do seu concerto de estreia absoluta, teve lugar no Grande Auditório do Fórum da Maia, precisamente no dia de Ano Novo de 1992, após ter sido fundado por deliberação da Câmara Municipal, em reunião do Executivo realizada a 9 de agosto de 1990, por proposta do então Presidente, José Vieira de Carvalho, com aprovação por unanimidade.

 

Ao longo da sua carreira artística, os PCM já cantaram na Ópera de Helsínquia com a Banda da Polícia local, no Palácio da Bela Adormecida na Euro Disney, em Paris, participando no “Magic Music Days Festival”, como convidados, em representação de Portugal, no 15º aniversário da Euro Disney, assim como em várias cidades de Espanha e um pouco por todo o território nacional, averbando atualmente no seu palmarés, mais de 2000 concertos, apresentações públicas e, de entre estas, inúmeras participações em televisão, em todos os canais portugueses, mas também em alguns canais internacionais de difusão por cabo, como o Disney Chanel.

 

Na discografia editada nestas três décadas, constituída por 2 discos de canções de Natal, 3 fantasias musicais versando temas de educação ambiental e o disco “25 ANOS, 25 CANÇÕES”, um duplo álbum comemorativo das suas bodas de prata, os Pequenos Cantores da Maia surgem em várias parcerias artísticas com grandes artistas portugueses, como por exemplo, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, Rui Veloso, Manuela Azevedo (Clã), Rui Reininho (GNR), Nuno Guerreiro (Ala dos Namorados), Luís Represas (Trovante), Luís Portugal (Jafumega), José Cid, Vitorino, Fernando Tordo, Diana Basto, Susana Félix, Vozes da Rádio, Rubim, Dixie Boys, Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio), Ana Barros (soprano) e Orquestra do Norte, entre outros artistas.

Atualmente, o Maestro Victor Dias conta com a preciosa colaboração de Ana Lídia Rouxinol, Maestrina que conduz o Coral Infantil Municipal em sua substituição e de Ana Margarida Rouxinol, enquanto Diretora Artística assistente, mas também como compositora, com algumas obras gravadas pelos Pequenos Cantores da Maia e já editadas e publicadas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter