Passageiros com certificado digital deixam de cumprir restrições para viajar na UE

Passageiros com certificado digital deixam de cumprir restrições para viajar na UE
Imagem DR

A partir desta terça-feira, os passageiros com certificado digital que viajem no espaço comunitário europeu deixam de precisar de cumprir quaisquer medidas de restrição extraordinárias para conter a pandemia de covid-19. Quer isto dizer, que deixa de ser necessário apresentar teste negativo ou fazer quarentena. Em Portugal, a medida só deverá ser implementada a partir de 9 de fevereiro.

A medida foi aprovada por todos os estados-membros da União Europeia (UE) e pretende simplificar a circulação de pessoas entre os países do espaço comunitário. Desta forma, terminam as restrições aplicadas com base regional e passa a ser tida em conta a situação de vacinação de cada um dos passageiros. Fora desta norma ficam os países onde a incidência é considerada muito elevada.

Sendo uma recomendação da UE, esta medida pode não entrar em vigor em todos os países ao mesmo tempo. Os passageiros devem informar-se sobre as regras em vigor em cada um dos países para onde viajam.

Também a partir desta terça-feira, os certificados digitais passam a ter validade de nove meses, a contar da conclusão da vacinação primária – da segunda dose ou da dose única. Este prazo não se aplica aos certificados das vacinas de reforço.

Recorde que o certificado digital pode atestar que o cidadão tem a vacinação contra a covid-19 completa, que recuperou da doença ou que realizou um teste negativo ao novo coronavírus.

O Reino Unido vai também implementar um modelo semelhante ao da UE, com data prevista para entrar em vigor a partir de 11 de fevereiro.

 Os especialistas preveem que a maioria dos europeus ganhe imunidade natural, devido ao contacto com o vírus, ou que desenvolvam proteção através da vacinação. Por essa razão, vários estados-membros já anunciaram o levantamento das imposições e restrições em vigor.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter