Nome do mestre Festas atribuído aos Armazéns de Aprestos

Nome do mestre Festas atribuído aos Armazéns de Aprestos
Armazéns de Aprestos

Foi inaugurado, no sábado, o complexo de armazéns de aprestos no molhe sul do Porto de Pesca de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

O conjunto de armazéns agora inaugurado é um equipamento que veio dar apoio e melhorar as condições de trabalho, em terra, às embarcações de pesca das comunidades piscatórias.

Como forma de homenagem ao Mestre Festas, foi descerrada uma lápide com o seu nome e o presidente da Câmara de Vila do Conde anunciou que a Câmara vai atribuir o seu nome a um arruamento na cidade.
A cerimónia contou a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Miguel Faias, do presidente do conselho de administração da Docapesca, Sérgio Miguel Faias, do presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), João Leite, e, ainda, dos presidentes dos Municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Aires Pereira e Vítor Costa.

Vítor Costa apresentou o projeto de recuperação paisagística para ser desenvolvido à superfície dos armazéns de aprestos e anunciou que pretende levar a cabo o arranjo da marginal atlântica no seu lado norte, permitindo “a recuperação paisagística do lugar e o equilíbrio entre as funções piscatórias, o desenvolvimento turístico e o usufruto da zona pela população.”

A obra vai incluir espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos. Uma obra orçada em 2 milhões de euros que, para a concretizar, a autarquia irá “procurar soluções financeiras, incluindo linhas programáticas governamentais e comunitárias, tendo em vista lançar a empreitada o mais breve possível.”

 

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter