Depois de Vítor Costa ter divulgado os resultados da Auditoria financeira à gestão anterior, liderada por Elisa Ferraz (NAU), e de o documento ter sido levado esta semana a reunião do executivo municipal, o movimento NAU de Elisa Ferraz realizou uma conferência de imprensa para se pronunciar. Na ocasião o movimento NAU exigiu a demissão de Vítor Costa, e ao mesmo tempo, repudiou o que chamou de “ graves inverdades” propaladas pelo atual presidente da Câmara.
«Quem mente de forma reiterada e revela desconhecimento profundo de todos os assuntos para a boa governação do município de Vila do Conde não reúne condições para ser presidente de uma Câmara Municipal. Não há qualquer buraco financeiro muito pelo contrário, a Auditoria realizada às contas municipais entre 2018 e 2021 revelam o excelente estado financeiro da autarquia», refere o movimento de Elisa Ferraz em comunicado.
Elisa Ferraz afirma que a auditoria realizada pela sociedade de Revisores Oficiais de Contas veio confirmar que entre os anos de 2018 e 2021 foram registados «elevadíssimos graus de execução orçamental (acima da média dos 308 Municípios Portugueses), a redução da dívida municipal e o aumento da capacidade de endividamento». E sublinha que, «em momento algum, é referido na Auditoria que há qualquer irregularidade, que exista alguma deficiência na contabilidade do município, muito menos que exista qualquer buraco».