Museu sede da Fundação Gramaxo na Maia é inaugurado com presença do ministro da Cultura no dia 1 de fevereiro

imagem: reprodução de fundacaogramaxo.com

Com desenho do arquiteto Siza Vieira, um novo Museu, sede da Fundação Gramaxo, inaugura em pleno centro da Maia, na quinta-feira, dia 1 de fevereiro, às 18h00.

O edifício e o projeto abrem ao público no 1 de fevereiro, pelas 18h00, sendo que a inauguração oficial contará com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Localizada na Quinta da Boa Vista em pleno centro da Maia, a Fundação Gramaxo (FG) pertence à família Gramaxo desde o século XVII e preserva o passado rural, mantendo as várias construções originais — o Solar (privativo), a Eira e Casa da Eira, a Casa dos Caseiros, a Vacaria, a Casa dos Coches (Barracão), o Coreto. O amplo Parque da propriedade sobreviveu à pressão imobiliária e carrega a memória dos antigos campos de cultivo agrícola.

Com o desejo de abrir este lugar privilegiado à comunidade, em particular aos maiatos, e de fomentar as artes e a cultura, em 2013 foi constituída a Fundação Gramaxo. Configura-se a ideia para a construção de um Museu, com autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, concluído em 2021.

O Museu alberga segmentos da Coleção Maria de Fátima Gramaxo, disponibilizando ainda uma rede de espaços que acolhe exposições temporárias e um Auditório.

Em 2024, sob a direção de Jorge Gramaxo, filho da colecionadora, a Fundação Gramaxo reabre com novo projeto artístico desenvolvido a partir de três eixos orientadores: Colecionismo, Artes e Arquitetura; Pensamento e Mediação Cultural; Natureza e Qualidade de Vida.

O edifício e o projeto abrem ao público no 1 de fevereiro, pelas 18h00, com uma inauguração oficial que contará com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, do presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago, e do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Será na ocasião inaugurada a mostra “Cores vistas de dentro para fora” com a curadoria de Maria de Fátima Lambert, propondo uma deambulação entre as múltiplas paisagens criadas por quinze artistas e absorvidas para o interior do museu, com Beatriz Horta Correia, Cristina Ataíde, Fátima Carvalho, Fernando Marques de Oliveira, Filipe Romão, Francisco Laranjo, Graça Pereira Coutinho, Graça Sarsfield, Lucia Vallejo, Luís Silveirinha, Martinha Maia, Martinho Costa, Susana Piteira, Wanderson Alves e Zulmiro de Carvalho.

Há atividades aos sábados, e sempre visitas-guiadas às exposições temporária e à coleção, pelas 11h00. Naquele que será o primeiro dia de atividades de uma Fundação que vai construir-se com os seus públicos — sábado, dia 3 de fevereiro, propõe-se às 10h30 a oficina infantojuvenil Estórias de Dentro para Fora, para crianças com mais de 6 anos, na Casa da Eira, às 11h00 visitas especiais com a curadora e com a colecionadora Maria de Fátima e Jorge Gramaxo,  e às 18h30 um Concerto à Luz das Velas com o violinista Radu Ungureanu.

Os bilhetes estarão brevemente disponíveis online em www.fundacaogramaxo.com e no local.

 

Jardim da Quinta da Boa Vista (Foto A. Santos)
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter