O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia inaugura hoje uma exposição intitulada “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”. A mostra pode ser visitada até 31 de março de 2023.
Inaugura esta sexta-feira, às 18h30, e estará patente até março de 2023 no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, a exposição que reúne grande parte do espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão e que ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.
A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
