Mais de seis mil assistiram aos espetáculos de teatro Cómico da Maia

O Festival Internacional de Teatro Cómico decorreu ao longo de 10 dias na Maia, tendo encerrado no domingo com bastante adesão do público. Ao longo do certame foram cerca de 6.400 espetadores que quiseram rir e ver os artistas cómicos convidados pela parceria da Câmara e do Grupo Art’Imagem.

O encerramento da 27ª edição do FITCM (Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia) foi com a apresentação de “Redes” da companhia Emovere Teatro, de Madrid.

Foram apresentados 28 espetáculos, protagonizados por 22 companhias, 17 provenientes de vários países e 5 portuguesas.
De Portugal: Safaneta clown (“A Excêntrica”; “Safaneta” e “A Pessoa”); Dani (“Nougat”); SejaDonoDoSeuNariz (“Heart of Clown“ e “Opereta a Duas Mãos“); Teatro das Beiras (“Corpsing“) Eva Ribeiro Clown (“A Cerimónia“ e “Splash“).

De Espanha e das suas diversas comunidades estiveram presentes 11 companhias, sendo, uma da Catalunha: Cia Caprina (“Solo Eva“); duas de Castela e Leão: Jesús Puebla Mimo (“O Menor Espetáculo do Mondo“ e “Pinot“) e Spasmo Teatro (“Viaje al Centro del Cuerpo Humano“); três da Galiza: Sarabela Teatro (“Crónicas do Paraíso“), Matrioska Teatro (“Comando Comadres“) e A Panadaría (“As que Limpan“); três de Madrid: Fuera de Lugar (“Go out Brothers“), Yllana (“Passport“) e Centro Dramático Nacional (coprodução com A Panadaría); uma do País Basco: Ameztu Antzerkia (“Organik“); e uma do País Valenciano: Cia Maria Andrés (“Fràgil“). Uma de França: Cia Rampante (“Rococó“); uma da Polónia: Cia Pina Polar (“A Vingança da Senhora Morcego“); uma do Brasil: Cia Pé de Vento (“Desajustada“); uma da Argentina: Cia Jimena Cavalletti (“Mecha Show You“); uma do Chile: Pepe’Show (“Surprise“ e ‘Os Tatistas ’Nunca é Tarde’’); e , finalmente, uma da Colômbia: Tchyminigagua (“Chimizayaguas: aves ancestrales“).

12 dos espetáculos internacionais foram estreias em Portugal (“Chimizayaguas: Aves Ancestrales”; “Desajustada“; “Go out Brothers“; “Crónicas do Paraíso“; “Passport“; “O Menor Espectáculo do Mondo“; “Comando Comadres“; “Organik; Pinot“, “As Que Limpan“; “Redes“ e “Viaje al Centro del Cuerpo Humano“).
Foram estas companhias as escolhidas para se apresentarem neste Festival em que, durante dez dias consecutivos, se apresentaram espetáculos que celebram as diversas facetas com que o Teatro e outras artes olham o humor, o riso, a comédia e a sátira, utilizando diversas disciplinas e géneros, do teatro de texto às mais contemporâneas linguagens artísticas.

O Festival tem pretendido dar a conhecer, a um público alargado de público, “espetáculos diversos, que se fazem no presente em Portugal e no Mundo, que utilizam as diversas formas de humor de que se serve o Teatro Cómico para contar em palco as histórias desta nossa casa comum em que mora a humanidade, para nos fazer a rir e pensar, quando, por vezes o que nos apetece mesmo é chorar e desistir. Esta edição apresentou-se muito variada em termos de disciplinas e estéticas teatrais; apresentou múltiplos temas e tipos de humores de que o Teatro se serve para representar artisticamente a vida da humanidade, a sua efemeridade, contexto e circunstância”, refere José Leitão, diretor artístico.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter