Mais de 90 detidos e 22.170 artigos contrafeitos apreendidos em operação da PSP

17 detidos em Vila do Conde na operação de combate ao crime de contrafação
feira / imagem DR

Mais de 90 pessoas foram detidas e 22 170 artigos apreendidos entre os dias 18 e 24 no âmbito da Operação Semana Anti-Contrafação realizada em feiras, mercados, estabelecimentos comerciais e outros espaços, informou esta terça-feira a PSP.

Em comunicado, para assinalar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual que esta terça-feira se comemora, a Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que a operação de fiscalização visou a salvaguarda dos direitos de propriedade intelectual e combate à contrafação.

No decurso da operação, foram detidas 92 pessoas, das quais 40 por contrafação, imitação e uso ilegal de marca, apreendidos 22 170 artigos, destacando-se vestuário, calçado e acessórios (malas e bolsas), com valor estimado em mais de 360 mil euros, e três armas de fogo.

Na operação foram fiscalizados a nível nacional mercados, feiras, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se poderiam produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos de propriedade.

A PSP cita no comunicado os resultados do Relatório de Atividades de 2021 do Grupo Anti contrafação (GAC), coordenado pela Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que revelou que as apreensões realizadas pela PSP, AT, ASAE e outros, ascenderam a um total 2 941 505 unidades de produtos contrafeitos ou pirateados.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter