Maiato Henrique Rocha estreia-se numa convocatória de Portugal para a Taça Davis

Henrique Rocha_Foto cedida por FPT

A seleção nacional visita a Finlândia nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Nuno Borges, João Sousa, Gastão Elias, Francisco Cabral e o estreante Henrique Rocha compõem a lista de convocados de Rui Machado para a ronda de acesso à fase final da Taça Davis, que Portugal vai discutir com a Finlândia, em Turku, nos dias 2 e 3 de fevereiro.

Aos 19 anos, Henrique Rocha foi convocado para representar a seleção nacional pela primeira vez na sequência do melhor ano da carreira: começou 2023 no 850.º lugar do ranking ATP e terminou no 246.º (a terceira maior subida do ano rumo ao top 250 mundial) graças às 64 vitórias que celebrou, com destaque para seis títulos em sete finais ITF M25.

É um jogador que tem evoluído bastante e que fez muito bons resultados no último ano. Já demonstrou que consegue competir a um alto nível, tanto no Millennium Estoril Open como noutros torneios que disputou. Teve excelentes resultados, ganhou seis títulos e tem esse ténis de alto nível que é necessário na Taça Davis”, explicou o capitão Rui Machado.

A eliminatória será jogada em piso rápido indoor, na cidade de Turku (a terceira maior da Finlândia), e dá acesso à fase final da Taça Davis, que começa com uma fase de grupos no mês de setembro.

Os quatro representantes a que Henrique Rocha se junta integraram a comitiva que no último mês de setembro foi à Áustria vencer por 3-1 para garantir a quinta presença nesta ronda de acesso (derrotas para Croácia em 1994, Alemanha em 2017, Cazaquistão em 2019 e República Checa em 2023).

João Sousa é o jogador com mais eliminatórias (33) e mais vitórias de sempre ao serviço da seleção nacional (41, distribuídas por 30 em singulares e 11 em pares) e participa ininterruptamente na Taça Davis desde a estreia, em 2008, mas Gastão Elias até se estreou primeiro, em 2007.

Nuno Borges (o atual número um de singulares) e Francisco Cabral (detém esse estatuto na variante de pares) já foram lançados por Rui Machado, que pela terceira vez nos últimos quatro anos promove uma estreia na equipa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter