Maia vai ter novas unidades de saúde num investimento de 9 milhões de euros

foto: CMM

Três novos polos de Saúde vão ser construídos no concelho, tendo os contratos-programa sido assinados esta quarta-feira na Maia.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte I.P. (ARSN), Carlos Jesus Nunes, assinaram, esta quarta-feira, no salão Nobre dos Paços do Concelho, os Contratos-Programa para as novas unidades de saúde e serviços do município, que representam um investimento superior a 9 milhões de euros.

«A construção de três novas infraestruturas de saúde, dedicadas a cuidados e serviços de primeira linha, constitui um momento de grande significado para o futuro da Maia e confirma a visão estratégica de proporcionar um território de bem-estar a quem vive neste concelho», anuncia a autarquia em nota de imprensa.

António Silva Tiago destacou o projeto do parque de saúde, cuja ideia surgiu durante a pandemia, para ressalvar que a saúde pública na Maia está em instalações “muito frágeis para questões tão importantes como é a saúde pública”.

Desta forma, “vamos proporcionar melhores condições para os profissionais de saúde e para os utentes e assim, conseguiremos aumentar a capacidade e a qualidade de resposta às necessidades da população. Quem vive na Maia merece o melhor e é nisso que estamos apostados. Assente numa política de saúde de prevenção e proximidade, promovemos cuidados primários de saúde completos e de excelência, com acompanhamento ao longo da vida, diminuindo a necessidade de recorrer a unidades hospitalares centrais”, acrescentou o autarca.

Para o presidente da ARSN, Carlos Jesus Nunes, os três projetos são fundamentais “porque os espaços atuais não correspondem às exigências, nem permitiam o crescimento das instalações atuais”. E agradeceu a disponibilidade da autarquia para levar a cabo estes projetos, mostrando vontade de voltar “para lançar a primeira pedra de cada um deles”.

No quadro das responsabilidades dos municípios, na promoção e salvaguarda dos interesses das respetivas populações, nomeadamente, na saúde, a Câmara Municipal da Maia manifestou vontade, junto da ARSN, de dotar o concelho com novas infraestruturas associadas aos cuidados de saúde, nomeadamente, as unidades que se encontram sob a égide da ARSN e que já não permitem dar a melhor resposta às necessidades da população.

É desse desafio que resulta a celebração dos Contratos-Programa referentes à construção de novas instalações que vão albergar diversas valências em três polos.

São eles:

– A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pedras Rubras, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III- Maia/Valongo;

– A Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados (UCSP) de Milheirós, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo;

– O Parque de Saúde da Maia, que será constituído pela Unidade de Saúde Familiar Terras da Maia; Unidade de Saúde Pública; Centro de Diagnóstico Integrado (Com Análises Clínicas, Densitometria Óssea, Ortopantomografia, Radiologia); Centro de Diagnóstico Pneumológico; Serviço de Atendimento de Situações Urgentes; Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade; Equipa coordenadora local da rede nacional de cuidados continuados integrados; Equipa local de intervenção precoce; Unidade de recursos assistenciais partilhados com fisioterapia, nutricionista, podologia, psicologia, saúde oral, serviço social, terapia da fala e a Sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Maia/Valongo.

Com uma previsão de conclusão até 2025, a construção destas unidades representa também um dos mais importantes investimentos em infraestruturas dedicadas aos cuidados de saúde primários, realizado nos últimos anos, no território da Maia e na região em que se insere. «A sua relevância está, também, no facto de apostar numa política de proximidade e, por essa via, fortalecer a estratégia de proporcionar excelentes serviços de primeira linha, contribuindo, assim, para aliviar a sobrecarga de procura na unidade hospitalar de referência, o Centro Hospitalar Universitário de S. João», informa ainda a Câmara da Maia.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pedras Rubras servirá uma população de cerca de 20 mil habitantes; a Unidade de Cuidados de Saúde Partilhados (UCSP) de Milheirós atenderá uma população de perto de 4 800 habitantes; e o Parque de Saúde da Maia estará ao serviço de todo o concelho (135 000 habitantes).

Estando estes projetos a ser submetidos a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estima-se um valor global de 9,4 milhões de euros.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter