Maia conquista Prémio Amigo do Consumidor atribuído pela DECO

Foto de Arquivo (Maiambiente)

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor anunciou, no dia 20, os vencedores da 1.ª edição do Prémio Município Amigo do Consumidor, sendo a Maia um dos quatro municípios distinguidos.

A entrega dos prémios aconteceu  durante uma cerimónia que assinalou os 50 anos da associação de defesa dos consumidores, realizada na Porto Business School. Este é um galardão que reconhece projetos e medidas com relevante impacto social, desenvolvidos pelas autarquias para facilitar o dia a dia dos consumidores.

O prémio da categoria Clima foi atribuído ao município da Maia, por estar “na linha da frente em Portugal na implementação de um tarifário mais justo e protetor dos direitos dos consumidores”, refere a DECO. Trata-se de um novo modelo em que o cálculo da Tarifa do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos passa a estar indexado à produção de resíduos e não ao consumo de água, com o projeto “Recicle + Pague-”.

O município de Amarante foi premiado em duas das cinco categorias, acumulando os prémios da Emergência Social e da Mobilidade.

Além de Amarante, o prémio da categoria Mobilidade também foi entregue ao município de Castelo Branco.

São João da Madeira foi o outro município distinguido em duas categorias, nomeadamente Energia e Habitação.

Além das distinções principais, a DECO decidiu entregar também várias menções honrosas. Assim, os municípios de Vila Nova de Gaia e Angra do Heroísmo mereceram o louvor do júri na categoria Habitação e esta cidade açoriana, capital da Ilha Terceira, foi também reconhecida na categoria Clima. Já Felgueiras recebeu uma menção honrosa na categoria Emergência Social.

No total, a edição de 2023 do Prémio Município Amigo do Consumidor recebeu 35 candidaturas, distribuídas por 15 municípios portugueses: Amarante; Alenquer; Angra do Heroísmo; Castelo Branco; Coruche; Faro; Felgueiras; Ferreira do Zêzere; Maia; Mora; Mourão; S. João da Madeira; Vendas Novas; Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter