Lançamento da “Revista da Maia” e do livro sobre Mosteiro de Moreira

Entrega medalha a José Augusto Teixeira Maia Marques_Foto CMM

O Fórum da Maia recebeu esta quinta-feira, dia 19, a apresentação da Revista da Maia 21-22 e o livro “Monges, Mosteiros e Territórios – nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”.

Neste número duplo da Revista da Maia encontram-se artigos desde a Idade Média até à contemporaneidade. Estes trabalhos de investigação baseiam-se em documentação histórica como um contributo para a compreensão e conhecimento do passado.

Nestas páginas aborda-se aspetos da vida de maiatos ilustres, como sejam Gonçalo Mendes da Maia, D. José Alves Correia da Silva, e José Vieira de Carvalho. Em foco estão ainda a Rua do Sol, uma das mais caraterísticas das ruas da freguesia de Barreiros. As protoparóquias do séc. XI, as Inquirições de 1258 para Avioso, os 20 anos do Museu Municipal e o “Santo Preto da Maia” são os outros temas tratados neste número.

Já sobre a publicação relacionada com o Mosteiro de Moreira (“Monges, Mosteiros e Territórios – nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”), a mesma sintetiza todo o conjunto de atividades de índole cultural e abertas à população, ao longo do ano de 2022, idealizadas pela Câmara Municipal da Maia, em colaboração com a Junta de Freguesia e a Paróquia de Moreira.

No encerramento, procedeu-se à atribuição da Medalha de Mérito do Município da Maia a José Augusto Teixeira Maia Marques, autor do livro sobre o Mosteiro de Moreira.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter