Jovem autarca de Aveleda participou na Cimeira Europeia das Regiões e Cidades na Bélgica

Jovem autarca de Aveleda participou na Cimeira Europeia das Regiões e Cidades na Bélgica
PPS_ESRC_AVELEDA_2 (Foto: cedida por Pedro Silva)

A 10ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, realizada em Mons (Bélgica) e organizada pelo Comité das Regiões Europeu reuniu milhares de líderes regionais e municipais e eleitos locais de toda a Europa, bem como vários comissários europeus e eurodeputados, além de outros decisores políticos globais de destaque.

A cimeira visou debater o futuro da Europa e o papel das respostas locais para os desafios globais. A representar a freguesia de Aveleda esteve Pedro Pereira da Silva, um jovem autarca vilacondense do PSD, atual membro da Assembleia da Freguesia e candidato a presidente da Junta nas últimas eleições autárquicas.

O autarca marcou presença nas sessões plenárias e participou nos fóruns dedicados às políticas de coesão territorial, à juventude e à resiliência e gestão de crises pelas autarquias locais. Foi, também, um dos muitos signatários da Declaração “Aliança pela Coesão” que visa a construção de uma renovada política europeia de coesão, reforçando esta como pilar da agenda da União Europeia pós-2027 e reafirmando a importância da integralidade dos “territórios” da União, estejam eles localizados em países mais ricos ou mais pobres.

Pedro Pereira da Silva referiu que “como jovem autarca da freguesia de Aveleda, esta foi para mim uma viagem marcante pela fraternidade e conhecimento partilhado entre colegas europeus”. Pedro Silva regista a presença de vários jovens representantes locais de toda a Europa, com uma notável vontade de progresso e um sólido ambiente democrático. “Procurei beber da experiência e das boas políticas locais implementadas um pouco por toda a Europa e partilhei com vários colegas europeus um pouco da minha experiência enquanto autarca e cidadão natural de Vila do Conde, seja daquilo que tenhamos de positivo, seja os desafios e dificuldades que estruturalmente enfrentamos”, explicou.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter