Filme sobre Valter Hugo Mãe apresentado no Porto

Filme sobre Valter Hugo Mãe apresentado no Porto
Valter (Foto PM)

O realizador Miguel Gonçalves Mendes prossegue o projeto “O Sentido da vida” que ainda necessita de patrocinadores oficiais para ser concluído.

Esta semana, apresentou no Porto, no histórico Cinema Trindade, ‘De lugar nenhum’ que regista parte da vida do escritor Valter Hugo Mãe, principalmente durante a escrita e apresentação do romance “A Desumanização”. A conceção do livro levou o escritor à Islândia em busca de inspiração e, também esta viagem, é mostrada na obra de Miguel Gonçalves Mendes que há mais de 10 anos acompanha Valter por vários países do mundo.

“De Lugar Nenhum” faz parte de algo muito maior para Miguel Gonçalves Mendes: “Sentido da Vida”, composto pela película principal, onde oito personagens, filmadas ao longo de sete anos, se cruzam e oito filmes individuais (entre os quais, o de Valter Hugo Mãe, mas também o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, a ex-presidente brasileira Dilma Roussef, o juiz espanhol Baltasar Garzón ou a artista japonesa Mariko Mori).

O filme apresentado no Trindade, na presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, dará também origem a uma série de 12 episódios, já adquirida pela RTP e pela Globo (Brasil).

Rui Moreira elogiou Valter Hugo Mãe – “para mim, um dos mais inovadores e estimulantes escritores de língua portuguesa da atualidade” – e Miguel Gonçalves Mendes – “trouxe novas ideias, novos conceitos, novas linguagens para o documentário realizado em Portugal”.

“Tanto no filme principal como na série, a história começa aqui, no nosso Porto – onde ao longo da narrativa vários dos personagens se vão cruzar”, frisou Rui Moreira, recordando que a cidade tem uma forte tradição literária

Rui Moreira mostrou-se ainda satisfeito pelo filme “De Lugar Nenhum” ser exibido no Cinema Trindade, “uma sala que, com o apoio do Município do Porto, tem dado a ver cinematografias mais exigentes e menos acessíveis no circuito comercial”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter