Internacionalização traz à Maia craques do xadrez mundial

A partir de 25 de agosto e até 4 de setembro decorre o Festival Internacional de Xadrez da Maia 2022, para o qual a organização espera grande adesão de público.

O evento, organizado pela Academia de Xadrez da Maia, com o apoio da Câmara Municipal da Maia, avança para a 5.ª edição com a sua internacionalização, apostando na presença de várias personalidades internacionais.

Destaque para a participação do lendário, dos tempos entre a disputas o Leste e o Ocidente, grande mestre britânico, Nigel Short, candidato ao título Mundial, da ex-ministra das Finanças da Letónia e vice-presidente da FIDE – World Chess Federation e vice-presidente da ECU – European Chess Union, Dana Reizniece-Ozola, e, já de uma nova geração, da estrela do xadrez, o Streamer Norte Americano, James Canty III, que tem milhares de fãs por todo o mundo.

Com o evento principal esgotado, cerca de 300 inscrições, o Maia Chess Open vai contar com a participação de atletas de 40 países, sendo que dois terços são oriundos de outros países, que vão estar presentes durante toda a semana do evento.

O Festival Internacional de Xadrez da Maia, vai ter as maiores plataformas online de xadrez do mundo associadas na transmissão online dos jogos que vão decorrer. São plataformas com mais de 80 milhões de membros. A jornadas vão ser realizadas ao vivo, mas também vão ser emitidas e comentadas, em direto, durante todo o evento, com uma cobertura digital para todo o mundo.

O Festival vai durar 10 dias e arranca no dia 25 de agosto, com um torneio de xadrez, rápido, que se vai realizar num cruzeiro sobre o rio Douro.

No dia 26 de agosto, começa o evento principal, o Maia Chess Open, que se vai realizar no Fórum da Maia, durante sete dias. As portas estão abertas para o público, que pode assistir a partir da plateia.

Dos vários eventos que vão acontecer, ao longo dos 10 dias, de salientar, dia 28 de agosto, o evento Queen´s, iniciativa que promove a igualdade de género no desporto, nomeadamente no xadrez, com a participação de atletas de todo o mundo num torneio apenas feminino.

Destacar, também, para o Congresso de Xadrez, a decorrer na Porto Business School. O “STRONG MINDS” vai abordar temas relevantes, nomeadamente a forma como o pensamento estratégico do xadrez pode impulsionar a mente do indivíduo e ser uma ferramenta na gestão dos negócios. A iniciativa vai contar com vários oradores internacionais, com direito à realização de uma simultânea de xadrez a ser realizada por Nigel Short com os inscritos no congresso.

As informações estão disponíveis no portal da Academia de Xadrez da Maia www.axm.pt ou redes sociais.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter