Inaugurada nova sede da Base Operacional do INEM cedida pela Câmara da Maia

Foto: A Santos

Esta manhã de quarta-feira, dia 31, foi inaugurada a nova sede da Base Operacional do INEM na Maia.

O presidente da Câmara Municipal da Maia e os representantes regionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) inauguraram as novas instalações municipais, que, através de um contrato de comodato, são cedidas pela autarquia ao INEM, de forma a que esta base operacional tenha melhores condições de trabalho e até potencialidades de expansão.

A reabilitação do edifício levada a cabo pela autarquia rondou os 140 mil euros, de acordo com Silva Tiago, que sublinhou que a iniciativa partiu do executivo maiato, por considerar que as condições de trabalho desta equipa de operacionais não era suficientemente digna – a sede era numa cave de uma Unidade de Saúde Familiar no Castelo da Maia.

A unidade permanente de emergência médica do INEM já está em funcionamento com uma ambulância permanente para garantir a cobertura do concelho e também para os locais de proximidade para onde for acionada pelos serviços centrais de emergência.

Estas instalações, anteriormente utilizadas como moradia de apoio aos trabalhadores da Subestação elétrica de Vermoim, foram cedidas à Câmara maiata pela REN, através de uma escritura e agora “vão garantir aos operacionais excelentes condições, não na sua intervenção junto das vítimas, mas nos momentos em que é preciso preparar essas intervenções” explicou o presidente do conselho diretivo do INEM, Luís Meira.

O responsável não poupou agradecimentos à Câmara da Maia, que “de uma maneira muito atenta e proativa entrou em contacto connosco, propondo-nos uma mudança de instalações que não seriam as melhores para os nossos profissionais”.

António Gandra, diretor regional Norte do INEM, afirmou que a base operacional é a sede de uma ambulância de emergência média na Maia, apresentando potencialidades para “aumentar a nossa presença, já que com o espaço existente poderemos depois reforçar e ter outros meios de auxílio e, quiçá, de atendimento nesta base, existem condições para isso”.

Silva Tiago, presidente da autarquia destaca que o município é “muito sensível” a este tipo de serviços, “muito importante” para todos e que, por isso, “deve estar bem instalado”.

A instalação proporciona não só melhores condições de trabalho e de descanso à equipa de operacionais, como, sublinhou Silva Tiago, está servida de excelentes condições de acessibilidade viária, pois fica localizado na Rua do Santo Condestável, junto à Via Periférica e à A41.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter